Como escolher a sua administradora de Consórcio em Brasília?

Não é fácil escolher uma administradora de consórcio em Brasília, uma vez que existem diversas empresas que prestam esse serviço na cidade de maneira diferente umas das outras.

Por isso, alguns fatores devem ser considerados antes de fechar o contrato com determinada instituição. Pontos como transparência e credibilidade são essenciais para evitar problemas futuros.

Afinal, é necessário levar em consideração todo um histórico na hora de confiar o seu produto financeiro a uma empresa para evitar problemas e dores de cabeça, certo?

Mas, se está buscando entender como escolher uma administradora de consórcio em Brasília , continue lendo este artigo que preparamos para você!

 

O que é uma administradora de consórcio?

Uma administradora de consórcio é uma instituição jurídica que presta serviços relacionados à administração de um grupo de consórcio, seja ele imobiliário, de veículos ou de serviços.

Para isso, o negócio precisa ter uma autorização do Banco Central (BC), que é responsável ainda por regulamentar, fiscalizar e controlar qualquer atividade do ramo.

Dessa forma, qualquer administradora de consórcio em Brasília deve enviar informações contábeis e não contábeis periodicamente à entidade.

 

Por que a administradora de consórcio em Brasília é importante?

Essas empresas têm uma responsabilidade muito grande, afinal, são elas que vão cuidar do dinheiro das pessoas durante a vigência do grupo. Qualquer erro pode destruir um planejamento de vida ou adiar aquela viagem dos sonhos, por exemplo.

Dessa forma, é importante escolher uma instituição séria, que seja transparente e tenha credibilidade junto ao Banco Central.

 

Quais os serviços de uma administradora de consórcio?

Essa instituição precisa assegurar o cumprimento integral do contrato. Ou seja, se os cotistas vão receber seus créditos, realizar assembleias mensalmente, entre outros.

Por isso, ela tem diversas funções, que começam antes mesmo da formação do grupo. Confira abaixo alguns dos principais serviços que podem ser oferecidos por uma empresa desse segmento.

Formar o grupo de consórcio

É papel da administradora de consórcio em Brasília formar grupos que atendam às regras do Banco Central, bem como encontrar pessoas com interesse e perfil econômico em comum.

Nesta primeira fase, a instituição precisa analisar o prazo do grupo, definir número de cotistas, frequência de contemplações por sorteio, tipos de lances aceito, valor do crédito, entre outros.

Gerenciar e resolver problemas

Quando o grupo já está formado, a administradora precisa resolver qualquer questão que impacte na formação da poupança ou do fundo de reserva. Por isso, ela precisa desenvolver diversas atividades de gestão, como:

  • Garantir que todos os cotistas cumpram suas obrigações;
  • Cobrar dos inadimplentes;
  • Realizar as Assembleias;
  • Organizar a documentação ou orientar os contemplados;
  • Entre outros.

Analisar as finanças e investir

É essa pessoa jurídica que deve se responsabilizar por qualquer questão financeira. Portanto, também é seu papel manter a poupança e aplicar os valores recebidos.

Além disso, depois da última assembleia, a administradora de consórcio em Brasília precisa distribuir o crédito não utilizado entre os consorciados.

 

Como escolher uma boa administradora de consórcio em Brasília?

É fundamental escolher uma instituição séria e que atenda às regras do BC para que a experiência seja positiva. Afinal, uma má escolha pode ocasionar prejuízos e muitas dores de cabeça.

Por isso, separamos algumas dicas de como avaliar e entender se aquela opção é realmente interessante e uma boa administradora de consórcio em Brasília.

1. Busque referências sobre a empresa na internet

Antes de fechar um contrato, é importante saber a reputação da administradora de consórcio em Brasília. Pesquise pela empresa na internet, veja a avaliação de cotistas, se existe alguma reclamação no PROCON-DF ou registros no Reclame Aqui.

Dessa forma, é possível conhecer a forma de atuação da empresa para não ter nenhum problema depois.

2. Entenda mais sobre a credibilidade da administradora de consórcio em Brasília

Para saber se determinada instituição tem credibilidade basta verificar se ela está nesta lista do Banco Central. Afinal, a entidade precisa autorizar qualquer empresa que queira atuar no ramo de consórcios.

O órgão é responsável por fiscalizar as administradoras frequentemente, a fim de encontrar problemas e inconsistências.

3. Conheça todas as taxas cobradas pela empresa

Esse é outro ponto que ajuda a escolher a administradora de consórcio em Brasília. Apesar de não existir taxa de juros nessa modalidade, as instituições geralmente cobram do consorciado taxa de administração e de reserva.

A primeira refere-se à quantia cobrada para lidar com as questões burocráticas, resolver os problemas e pagar funcionários. 

Já a segunda, é o valor para cobrir inadimplência ou desistência de algum cotista. No fim do grupo, a taxa de reserva geralmente é dividida entre os cotistas.

Além disso, algumas empresas podem cobrar para que uma pessoa entre em um grupo.

4. Atenção à transparência de serviços

Na hora de fechar um consórcio, é importante analisar se a empresa explica todos os detalhes do contrato, como o valor da taxa, regras do sorteio ou a forma de reajuste, de forma clara e concisa.

Esse é um tipo de modalidade financeira que gera muitas dúvidas. Portanto, a administradora que é transparente passa mais seriedade e profissionalismo.

5. Avalie o atendimento e suporte

Também é importante avaliar como a administradora de consórcio em Brasília responde aos seus clientes, se existem diversos canais para tirar dúvidas ou falar diretamente com um atendente.

Se o interessado não está conseguindo tirar suas dúvidas iniciais porque o atendimento vive congestionado ou a empresa não tem um departamento específico, é melhor repensar a escolha.

Mesmo que a administradora seja perfeita, existem riscos de ocorrerem problemas durante o período do grupo. Por isso, é essencial que ela esteja sempre disponível para atender os consorciados.

6. Tenha conhecimento sobre os reajustes do consórcio

Por fim, o interessado também deve entender tudo sobre o reajuste e verificar se ele está explícito no contrato.

A inflação pode desvalorizar o valor da carta de crédito e fazer com que o cotista perca seu poder de compra. Portanto, para evitar isso, cada administradora de consórcio em Brasília estabelece um índice específico, que pode ser:

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo);
  • Tabela Fipe — usado na aquisição de veículos;
  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) — para a modalidade imobiliária.

 

Por que escolher o Grupo Capital como a sua administradora de consórcio em Brasília? 

Nós nos consolidamos no mercado como uma empresa séria e transparente, com mais de 12 anos de experiência em administração de consórcios. Principalmente os imobiliários e automotivos.

Além disso, contamos com diversos parceiros, o que permite oferecer uma grande variedade de planos aos nossos clientes não só de Brasília, mas de outras cidades regionais.

Isso faz com que consigamos valores atrativos, produtos que façam sentido para o momento de vida do nosso cliente e um atendimento personalizado para retirada de dúvidas e acompanhamento do consórcio ao longo de todo o período. 

Quer saber um pouco mais sobre nós? Então entre em contato com um dos atendentes do Grupo Capital e tire todas as suas dúvidas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *