Como economizar dinheiro em Brasília? 7 dicas para você colocar em prática!

Como economizar dinheiro é uma das maiores dúvidas dos brasileiros, principalmente neste momento de crise econômica que o país enfrenta.

Em dezembro de 2020, o percentual de famílias endividadas com cheque pré-datado, empréstimos, prestação de carro e seguro atingiu 66,3% de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Com isso, é possível aproveitar para colocar em prática diferentes estratégias para fazer o dinheiro render no final do mês e começar a pensar no seu futuro de maneira concreta e eficiente.

Agora, se você deseja saber como economizar dinheiro mesmo com um salário baixo, continue lendo este artigo que o Grupo Capital preparou exclusivamente para você!

Por que é importante aprender a como economizar dinheiro?

Saber poupar é fundamental para ter uma vida mais tranquila e poder conquistar sonhos a curto, médio e longo prazo.

Pessoas que possuem reservas de emergência passam por crises com menos dificuldade do que aquelas que não estão preparadas ou têm muitas dívidas.

Além disso, é comum que imprevistos aconteçam o tempo todo, como o carro que estraga de um momento para o outro, por exemplo.

Aprender a como economizar dinheiro é importante a partir de quando?

Poupar dinheiro é algo que todo mundo deveria aprender desde criança, afinal, essa é a melhor maneira de ter uma vida financeira sólida a longo prazo.

Além disso, a economia proporciona um futuro mais tranquilo e maior qualidade de vida.

Mas, não se sinta mal caso você ainda não tenha começado a guardar dinheiro. Nunca é tarde para tirar um sonho do papel e começar a montar a sua própria liberdade financeira.

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Apesar de parecer difícil, é totalmente possível poupar mesmo recebendo um salário baixo.

Existe uma falsa percepção de que ganhar mais é a solução para todos os problemas, quando na verdade o segredo está em saber controlar as finanças e alinhá-la com o seu estilo de vida.

Dessa forma, listamos sete dicas práticas que vão te ajudar a economizar e conquistar seus objetivos materiais.

1. Tenha um planejamento financeiro estratégico

O grande fator de endividamento dos brasileiros é não saber para onde seus recursos estão indo. Portanto, a primeira tarefa de quem quer economizar é organizar as finanças.

Para isso, tire um momento para colocar todos os seus gastos no papel, os fixos (aluguel, alimentação, água, energia e gás) e os variáveis (lazer e academia). 

Anote também as fontes de receita e o valor das faturas dos cartões de crédito.

Esse exercício permite identificar os principais tipos de gastos, bem como traçar metas e objetivos quando o assunto é dinheiro. 

Uma boa maneira de manter esse controle atualizado é fazer o planejamento financeiro online

2. Corte gastos desnecessários

O próximo passo de como economizar dinheiro mesmo com um baixo salário é cortar os gastos supérfluos, por mais barato que ele seja.

No final do mês as despesas com delivery de comida ou com diferentes serviços de streaming (Netflix e Amazon Prime) podem prejudicar o orçamento.

Sendo assim, é importante cancelar planos de celulares, cursos, clubes de assinatura e até mesmo a mensalidade da academia que você nunca vai. 

Negociar os valores dos planos de telefone ou tv à cabo também podem representar uma boa economia.

3. Trace metas e objetivos de médio e longo prazo

Um bom planejamento financeiro é composto  por metas e objetivos, uma vez que é mais fácil economizar dinheiro quando se quer comprar um carro, dar entrada em uma casa ou fazer uma grande viagem.

Por isso, depois de quitar as dívidas, trace as metas e objetivos que você quer alcançar em até doze meses, como reformar a casa, começar uma faculdade ou viajar com a família.

Em seguida, defina os desejos maiores, aqueles que precisam de um planejamento maior, como comprar um apartamento.

4. Escolha bons produtos financeiros para ajudar a alcançar seus sonhos

Outra dica de como economizar dinheiro ganhando pouco é usar  produtos de investimento para conseguir realizar seus sonhos.

Eles representam uma das formas mais seguras para aplicar valores poupados, além de garantir bons retornos ao longo de um determinado período.

Dessa forma, quem deseja criar uma reserva de emergência, o melhor é investir em produtos de renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB). 

Ele é um título privado emitido pelos bancos, que funciona como um empréstimo para que eles financiem seus projetos ou paguem dívidas, em troca o investidor recebe o valor com juros.

Já o consórcio é uma ótima alternativa a médio prazo, principalmente quando uma pessoa tem como meta trocar de carro ou comprar a casa própria.

Por fim, quem já tem certa experiência com o mercado financeiro, pode investir em produtos de renda variável, que oferecem maiores ganhos, porém tem alta volatilidade.

5. Renegocie suas dívidas por taxas mais baixas

Entrar em contato com o banco ou credor para negociar uma dívida é outra forma de poupar.

Geralmente, eles oferecem condições de pagamento melhores para quem deseja quitar débitos atrasados.

Analise bem a proposta do banco e verifique se é possível pagar sem comprometer toda a sua renda. 

Do mesmo modo, é importante conferir se as taxas de juros do Custo Efetivo Total (CET) são menores do que as que você já paga.

6. Mude seus hábitos 

Hábitos que impactam no controle financeiro precisam ser revistos e alterados. 

Por mais que você goste de tomar café da manhã na rua todos os dias, é bom diminuir a frequência se o seu objetivo é poupar.

Sair sempre aos finais de semana, deixar aparelhos eletrônicos ou lâmpadas ligadas sem nenhuma necessidade também precisam ser revistos.

Além disso, é importante sempre anotar todas as despesas, por menores que sejam, em um caderno ou no aplicativo de finanças.

Fazer isso, bem como poupar uma pequena quantia por dia, não te deixará milionário, mas são atitudes que ajudam a criar um hábito.

7. Gaste menos do que você ganha

Por fim, o grande segredo de como economizar dinheiro é saber o quanto gastar.

As facilidades em conseguir crédito faz com que as pessoas criem o hábito de gastar mais do que realmente podem pagar. 

A longo prazo isso vira uma grande bola de neve, pois a tendência é que elas adquiram empréstimos para quitar suas dívidas.

Aproximadamente 50% dos lares brasileiros estão no vermelho e gastam mais do que ganha, de acordo com o estudo Consumer Insights da Kantar.

Nesse sentido, prefira sempre fazer suas compras à vista e, a partir do planejamento, tenha em mente qual o seu limite de gasto mensal.

Existe idade para saber como economizar dinheiro e montar um plano de ação? 

Não existe uma idade certa para começar a economizar, logo quanto mais cedo uma pessoa começa a controlar suas finanças, mais fácil ela conquistará seus objetivos. 

Por isso, é tão importante que esse hábito comece ainda na infância, com os pais conversando sobre finanças com os seus filhos.

A criança que recebe mesada, por exemplo, precisa começar a  entender desde cedo a importância de como economizar dinheiro e gastá-lo de forma correta. 

Por exemplo: se gastar o dinheiro com doce ou brinquedo imediatamente, não poderá comprar outra coisa até chegar o fim do mês.

E é essa consciência que precisa perdurar nas outras fases da vida, afinal, saber como economizar dinheiro ajuda a alcançar diversos objetivos.

Agora, se você quer poupar para adquirir um bem material, o consórcio pode te ajudar. Fale com nossos especialistas e conheça o plano mais indicado de acordo com o momento financeiro vivido. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *