Consórcio │ O que é fundo comum?

Consórcio │ O que é fundo comum?

Consórcio │ O que é fundo comum?

Fundo de ReservaConsórcio é uma compra colaborativa onde os um grupo de pessoas se reúnem para contribuírem mensalmente com alguma quantia. O valor formado por essas contribuições é chamado de fundo comum que serve para contemplar um ou mais participantes por mês que poderão usar parte deste fundo para comprar o bem desejado ou contratar serviço.    

As parcelas de um consórcio são, geralmente, compostas por uma taxa de administração (remuneração da administradora pela gestão do consórcio), pelo fundo de reserva ( fundo que garante a saúde financeira do grupo em caso de inadimplência de algum participante, por exemplo), por seguros em alguns casos e principalmente pelo fundo comum. Mas, as parcelas 

É importante lembrar que o valor das parcelas de um consórcio muda de acordo com os critérios previstos em contrato e que são geralmente baseados no INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Esta atualização é necessária para garantir o poder de compra de cada participante ao longo do consórcio. 

E em caso de desistência, o participante tem direito à esse fundo comum?

Quando um participante abandona um consórcio, ele recebe o valor pago ao fundo comum, mas não recebe os valores pagos à taxa de administração, fundo de reserva e seguros. 

Consulte nossa tabela de consórcios novos Itaú Fale com um consultor sem compromisso
Veja as cotas
Consulte nossa tabela de cartas já contempladas Fale com um consultor sem compromisso
Veja as cotas

One thought on “Consórcio │ O que é fundo comum?

  1. Pingback: O que é taxa de administração - Grupo Capital DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via WhatsApp