Fui contemplado, sou obrigado a usar o crédito do consórcio imediatamente?

Fui contemplado, sou obrigado a usar o crédito do consórcio imediatamente?

Fui contemplado, sou obrigado a usar o crédito do consórcio imediatamente?

consorcioO consórcio é uma alternativa para quem pensa em comprar um imóvel. Seja para investimento ou moradia, a compra de um imóvel deve ser bem avaliada afim de se fazer o melhor negócio e o consórcio sem dúvida deve ser uma opção a se considerar. Mas, esse sistema pode causar muitas dúvidas. Entre elas está a questão sobre o tempo que devemos utilizar o crédito após a contemplação. Ou seja, o consorciado foi contemplado mas não se decidiu qual imóvel comprar, ele pode esperar o momento certo para essa compra? Entenda.

Fui contemplado, sou obrigado a usar o crédito imediatamente ou posso esperar?

A resposta para essa pergunta é Sim. O consorciado pode aguardar o momento mais conveniente para utilizar o crédito disponível de sua cota contemplada. Contudo, é importante saber que seu crédito não será atualizado a partir da contemplação, ou seja, você terá o crédito do valor vigente na data da contemplação. Por exemplo, você foi contemplado em um consócio de 100 mil mas decidiu usar seu crédito 1 ano depois, quando o crédito do consórcio foi atualizado para 110 mil. Neste caso, seu crédito será de 100 mil mais acréscimos de rendimentos financeiros  e não 110 como para os consorciados que ainda não foram contemplados.
Isto acontece porque após a contemplação, o crédito para de ser atualizado pelos critérios estabelecidos pela a administradora que geralmente têm como base o índice INCC. Essa atualização serve para que o poder de compra dos consorciados se mantenha o mesmo durante todo o consórcio. Depois da contemplação o crédito é aplicado conforme definido pelos participas durante a primeira AGO (Assembleia Geral Ordinária) e terá rendimentos financeiros que serão somados ao valor total ao qual você terá direito.
Caso o grupo encerre e o consorciado não tenha utilizado o crédito, ele poderá retirar o valor em dinheiro desde que tenha quitado todos do débitos junto ao grupo.

Fale com um consultor clicando aqui e tire suas dúvidas pessoalmente.

Deixe suas sugestões na caixa de comentário abaixo. Sua contribuição é fundamental para o nosso desenvolvimento.

Consulte a Tabela de Cotas para Imóvel Com o consórcio imobiliário, você pode adquirir o imóvel de sua escolha - não importa se é novo ou usado - no valor de sua carta de crédito. No caso das cartas contempladas, você conta com a aquisição imediata
TABELA DE COTAS PARA IMÓVEIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *