7 motivos para você fazer um consórcio estratégico

Motivos para fazer um consórcio não faltam. Afinal, essa é a modalidade de compra mais atrativa do mercado.

Mesmo com a pandemia, em setembro de 2020 foram comercializadas 314,24 mil novas cotas, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Um consórcio nada mais é que uma forma de compra baseada na união de pessoas interessadas em conquistar os mesmos sonhos.

Assim, existem consórcios de veículos, imobiliários, para a realização de cirurgia plástica, viagens e diversos outros serviços.

Portanto, se você deseja saber quais são os benefícios de se optar pelo consórcio, continue lendo esse artigo que o Grupo Capital DF preparou para você.

Por que fazer um consórcio pode ser uma boa ideia?

O consórcio é uma modalidade que ajuda as pessoas a comprarem bens materiais ou serviços sem precisar dispor do valor total do bem, de uma quantia de entrada ou pagar juros altíssimos para isso.

Assim, para a compra de um carro, por exemplo, a pessoa interessada busca por uma administradora de consórcio, que a coloca em um grupo formado por pessoas com condições e interesses semelhantes.

Com o valor das parcelas pagas por cada integrante do grupo, forma-se um caixa que possibilita a compra dos bens. 

Portanto, essa modalidade funciona como um sistema de compra parcelada e programada.

Dessa forma, fazer um consórcio é uma boa ideia principalmente para quem não consegue controlar as finanças, mas deseja realizar objetivos, seja ele a compra de um carro novo ou da casa própria.

Além disso, o parcelamento integral do produto ou serviço, a diversidade de planos e prazos e a flexibilidade do uso de crédito tornam essa modalidade mais atrativa diante de um financiamento ou empréstimo bancário.

Portanto, não faltam motivos para fazer um consórcio.

7 motivos para fazer um consórcio

O consórcio é um crédito que se torna atrativo devido a ausência de juros mesmo com o parcelamento integral do produto.

Além disso, ele possui planos variados e a carta de crédito pode ser usada ainda para quitar outras despesas.

Veja abaixo os principais motivos para fazer um consórcio.

1. Diversidade de planos

A grande vantagem de se fazer um consórcio é a diversidade de planos que existem.

Diferente do financiamento, nesta modalidade de crédito é o próprio consumidor que define o valor das parcelas e o prazo para pagamento, levando em consideração sua condição financeira e preço do bem desejado.

Portanto, você tem muito mais opção de valor de parcelas e tempo de pagamento na hora de comprar uma casa através de um consórcio imobiliário.

2. Parcelamento integral do produto – um dos principais motivos para fazer um consórcio

Não ter o valor para dar de entrada na aquisição de um carro novo ou da casa própria impede várias pessoas de realizarem esses sonhos. 

Afinal, nem todo mundo consegue ter disciplina para poupar.

No financiamento de imóveis, a entrada pode chegar até 30% do valor total do imóvel, por exemplo. No consórcio não tem isso, pois o parcelamento do produto é integral e sem juros.

Esse é um dos principais motivos para fazer um consórcio

Ainda que exista a taxa de administração, o cliente não precisa ter parte do valor antes da compra e nem tem surpresas com taxa de cadastro ou de abertura de crédito, como ocorre em um financiamento.

3. Flexibilidade de uso do crédito

Mesmo que você entre em um grupo de consórcio para comprar um carro X, poderá adquirir o modelo Y ao receber a carta de crédito. Isso é possível graças à flexibilidade de uso de crédito.

Além disso, o consorciado pode optar por adquirir qualquer bem ou serviço daquela categoria de seu grupo de consórcio.

Essa característica torna essa modalidade de crédito ainda mais atrativa. Afinal, suas prioridades podem mudar entre o início do contrato e a contemplação da carta de crédito.

4. Poder de compra

Entre os motivos para fazer um consórcio está o poder de compra que ele proporciona.

Ao ser contemplado, por sorteio ou lance, o consorciado recebe uma carta de crédito. Ela é um documento que permite ao participante comprar o bem ou serviço à vista.

Portanto, no momento da aquisição, você pode conseguir benefícios e melhores preços na negociação.

5. Valor do bem sempre atualizado

Como um grupo de consórcio pode durar muitos anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou menos no momento da contemplação. 

Para que isso não prejudique o consorciado, o valor das cartas de crédito é reajustado todos os anos, garantindo assim seu poder de compra.

Para isso, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada pessoa do grupo, reajustando o valor das parcelas.  

No contrato está estabelecido os critérios do reajuste.

6. Possibilidade de usar parte do dinheiro para outras despesas

A compra de um bem material envolve o pagamento de diversas taxas, como de registro de propriedade no cartório, transferências, tributos e seguro. 

Ainda que a compra seja planejada, essas despesas podem pegar algumas pessoas desprevenidas.

Já no consórcio, essas taxas podem ser pagas com a carta de crédito, desde que não ultrapasse 10% do valor total. 

Assim, você não precisa desembolsar um montante alto para quitá-las.

7. Possibilidade de antecipação de parcelas ou lance antecipado

Ainda que seja necessário ser sorteado para receber a carta de crédito, essa não é a única forma de ser contemplado.

O intuito dessa modalidade é facilitar a compra de um bem através de uma “poupança” formada por um grupo de pessoas, mas o consorciado tem a possibilidade de antecipar a contemplação através de lances.

Assim, a pessoa interessada em adquirir sua carta de crédito com antecedência faz uma promessa de pagamento. 

Dessa forma, quanto maior o lance, maior a chance de ser contemplada, como ocorre em um leilão.

Se o lance for aceito, o valor é descontado do saldo devedor. Desse modo, diminui o valor da parcela ou o prazo de pagamento.

A quantidade de lances varia de acordo com o valor disponível em caixa para a compra do bem.

Vale a pena fazer um consórcio?

Sim, vale a pena optar pelo consórcio, principalmente quando você deseja adquirir um bem ou serviço mas não tem disciplina para poupar.

Além de ser mais econômica que outras modalidades de crédito, ela ainda proporciona poder de compra e flexibilidade para o consorciado. 

Portanto, motivos para fazer um consórcio não faltam.

Agora, se você deseja contratar um consórcio para adquirir um carro novo ou ainda realizar o sonho da casa própria, não deixe de falar com a central de atendimento do Grupo Capital DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *