O bem que quero comprar tem valor menor que o crédito do meu consórcio, e agora?

O bem que quero comprar tem valor menor que o crédito do meu consórcio, e agora?

O bem que quero comprar tem valor menor que o crédito do meu consórcio, e agora?

consórcio dfNo sistema de consórcio, os participantes quando contemplados podem utilizar o crédito contratado como quiser desde que seja para adquirir o bem ou serviço dentro da categoria prevista no contrato, por exemplo, imóveis, automóveis, serviços ou reformas entre outros. 

Se o consorciado deseja um imóvel com valor maior que o crédito do seu consórcio, ele pode complementar com recursos próprios. Mas e se o bem tiver valor menor, o que fazer?

Como usar a diferença

Geralmente, o consorciado pode usar até 10% do valor da sua carta para custear despesas como impostos, documentação e seguros. Verifique seu contrato para saber mais sobre seu consórcio particularmente.  

É possível também antecipar as prestações pagando da última à primeira ou reduzir o valor das parcelas. Verifique seu contrato para saber como a sua administradora trabalha nestes casos

No caso de não haver mais saldo devedor, o participante do consórcio pode receber a diferença em dinheiro.

Além disto tudo, o crédito do consórcio pode ser usado para quitar financiamentos e as regras para valores diferentes são as mesmas. 

É responsabilidade das administradoras garantirem que essas regras sejam compridas de acordo com a  Circular nº 3432 emitida pelo  Banco Central do Brasil

A gente espera ter ajudado com essa informação mas se ainda houver dúvidas, clique aqui e fale com um consultor pelo whatsapp. 

Baixe a Circular nº 3432 emitida pelo Banco Central do Brasil.
Circular nº 3432

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *