No sistema de consórcio, os participantes quando contemplados podem utilizar o crédito contratado como quiser desde que seja para adquirir o bem ou serviço dentro da categoria prevista no contrato, por exemplo, imóveis, automóveis, serviços ou reformas entre outros.
Se o consorciado deseja um imóvel com valor maior que o crédito do seu consórcio, ele pode complementar com recursos próprios. Mas e se o bem tiver valor menor, o que fazer?
Como usar a diferença
Geralmente, o consorciado pode usar até 10% do valor da sua carta para custear despesas como impostos, documentação e seguros. Verifique seu contrato para saber mais sobre seu consórcio particularmente.
É possível também antecipar as prestações pagando da última à primeira ou reduzir o valor das parcelas. Verifique seu contrato para saber como a sua administradora trabalha nestes casos
No caso de não haver mais saldo devedor, o participante do consórcio pode receber a diferença em dinheiro.
Além disto tudo, o crédito do consórcio pode ser usado para quitar financiamentos e as regras para valores diferentes são as mesmas.
É responsabilidade das administradoras garantirem que essas regras sejam compridas de acordo com a Circular nº 3432 emitida pelo Banco Central do Brasil.
A gente espera ter ajudado com essa informação mas se ainda houver dúvidas, clique aqui e fale com um consultor pelo whatsapp.
Posts recentes
- Simulador de consórcio: Saiba como fazer a cotação do produto!
- Tabela FIPE – Por que ela é tão importante na venda ou compra de um carro?
- Carta de crédito do consórcio – Como ela funciona na prática?
- Lançamentos automotivos de 2021: Conheça os principais modelos
- Como ganhar dinheiro com imóveis? – 7 dicas práticas