O que comprar com o consórcio? Entenda todas as possibilidades!

Embora veículos e imóveis sejam os mais comuns, é possível comprar com consórcio inúmeros tipos de bens, como máquinas agrícolas, ônibus e até celulares

Por não ter valor de entrada ou taxa de juros, esse produto financeiro tem conquistado mais pessoas cada vez mais. No início de 2021, o Sistema de Consórcios registrou crescimento de 8,8% em participantes ativos.

Agora, se você deseja saber o que comprar com consórcio, continue lendo este artigo que preparamos para você!

 

Por que investir em um consórcio?

Essa modalidade de crédito é uma das mais seguras e vantajosas do mercado. Afinal, o Banco Central não só autoriza, como também regulariza as administradoras de consórcio. Logo, as chances de algum problema acontecer e o cotista ficar sem o seu dinheiro são mínimas.

Outro benefício está relacionado ao poder de compra. Com a carta de crédito, o cotista tem a chance de negociar o preço do bem ou serviço à vista. Além disso, ela não se desvaloriza com a inflação, pois existe uma taxa de reajuste.

Por fim, é um tipo de produto que não exige valor de entrada, como ocorre em financiamentos, e é livre de juros.

 

O consórcio pode ser considerado uma forma de poupar dinheiro?

Sim, pois ele ajuda quem não tem disciplina para economizar para alcançar os seus objetivos. As parcelas são mensais e o cotista precisa se organizar para cumprir com sua responsabilidade.

Dessa forma, fica mais fácil conquistar um objetivo de médio e longo prazo mesmo quando não se consegue poupar dinheiro. Uma pessoa pode fazer um consórcio e, ao ser contemplado, usar o valor da carta de crédito em algum produto de investimento.

O que comprar com consórcio, na prática?

São inúmeras possibilidades não só de bens materiais, como também de serviços. Veja a seguir tudo o que pode ser comprado com este produto financeiro.

Carros

Esse é o tipo de bem mais comum para comprar com consórcio. Afinal, não é preciso dar entrada ou pagar taxas de juros, como ocorre em empréstimos ou financiamentos.

Com ele, o cotista pode comprar carro novo ou usado, desde que ele não tenha mais de três anos de uso. Além disso, a carta de crédito é reajustada, o que garante um valor mais elevado e poder de compra.

Outra vantagem do consórcio de veículos, é que a documentação e transferência também podem ser pagas com o crédito.

Imóveis

Essa modalidade é bem atrativa para quem deseja adquirir um imóvel pronto ou na planta, imóvel comercial ou ainda para construir em terreno próprio. 

Diferente do que ocorre em um financiamento imobiliário, comprar com consórcio não tem entrada, e nem parcelas intermediárias para pegar chaves, por exemplo.

O cotista ainda pode usar os recursos do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar lances, amortizar o saldo devedor ou pagar parte das parcelas.

Comprar com consórcio os maquinários agrários

Além de veículos, casas e terrenos, os produtores rurais também podem comprar com consórcio tratores, colheitadeiras, roçadeiras, plantadeiras, pulverizadores, entre outros.

Ele é exclusivo para pessoas jurídicas do setor do agronegócio e permite que o empreendedor invista na ampliação da sua empresa sem precisar contratar empréstimos ou financiamentos.

O consórcio agrícola é tão vantajoso, que nos últimos anos registrou crescimento de 68,2%, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Veículos pesados

Caminhões, ônibus e vans são veículos que ficam ainda mais caros em um financiamento, pois existe taxa de juros. Portanto, optar por um consórcio pode ser bem mais vantajoso para quem planeja adquirir esse tipo de bem para o seu negócio.

Ele funciona semelhante aos outros tipos, ou seja, não necessita de entrada e o cotista pode ser contemplado com uma carta de crédito por sorteio ou lance. Geralmente, os grupos duram até 120 meses, dependendo do bem escolhido.

Além disso, as opções de veículos pesados para comprar com consórcio são inúmeras e abrangem:

  • Caminhões leves, médios, pesados;
  • Vans para carga;
  • Micro-ônibus;
  • Ônibus;
  • Escavadeiras hidráulicas;
  • Retroescavadeiras;
  • Trator esteira;
  • Entre outros.

Celulares

Este produto financeiro é uma opção bastante atrativa para quem gosta de trocar o smartphone todos os anos e se planeja para isso, pois os planos podem durar até 48 anos.

Assim, se houver alguma emergência, a pessoa precisará ofertar um lance ou usar o crédito para pagar uma parte do valor e quitar o restante com recursos próprios.

As administradoras normalmente usam um modelo específico como referência para definir o valor do crédito e realizar os reajustes. Contudo, o cliente pode optar por comprar outro modelo, desde que seja permitido no contrato.

Eletrônicos, móveis e eletrodomésticos

Também é possível comprar com consórcio tablets, computadores, impressoras, sofás, armários de cozinha, geladeira, fogão  e outros equipamentos para sua casa ou escritório. 

Embora nem toda instituição trabalhe com essa modalidade, ela é semelhante aos outros tipos. Ou seja, é livre de juros, valor de entrada ou IOF. Nesse sentido, ela é bem vantajosa para quem está planejando mudar de casa ou montar o próprio negócio.

Ao ser contemplado, o consorciado tem o poder de compra à vista e pode aproveitar ótimos descontos.

Serviços

Por fim, o crédito de um consórcio pode ser usado para contratar diversos tipos de serviços, como:

  • Cirurgia plástica;
  • Tratamento odontológico;
  • Pós graduação;
  • Intercâmbio no exterior;
  • Viagens dos sonhos;
  • Festa de Casamento;
  • Entre outros.

O cotista entra em um grupo que contempla o seu interesse e após ser contemplado, por sorteio ou lance, pode usar o crédito para pagar o procedimento em si ou o médico, no caso da cirurgia plástica.

A duração do consórcio e o valor da carta vai depender do objetivo de cada pessoa e do plano escolhido.

 

Quando saber que comprar com consórcio é uma boa alternativa?

Em momentos em que se planeja aumentar a família, trocar o carro ou ampliar o negócio nos próximos anos, mas não tem renda suficiente ou dinheiro para isso.

O consórcio é uma das formas mais atrativas para se conquistar objetivos. No entanto, ele é um investimento de longo prazo. Embora qualquer pessoa possa ofertar lances, quem não tem dinheiro, precisa esperar ser sorteado.

Portanto, comprar com consórcio é uma boa alternativa quando não existe urgência em adquirir algo, ou se tem parte do valor e também quer aproveitar todos os benefícios da modalidade.

 

Vale a pena comprar com consórcio para investir em possíveis metas e objetivos? 

Mesmo aquelas pessoas que não conseguem se planejar ou controlar as finanças, conseguem adquirir o bem material ou serviço que tanto desejam com esse tipo de produto.

Assim, ninguém precisa ter o valor total ou uma quantia de entrada para comprar com consórcio um carro, uma casa ou fazer uma viagem.

No entanto, é importante planejar e se atentar ao prazo de cada grupo, pois nem sempre é possível ser sorteado logo nas primeiras assembleias.

Agora, se você deseja conquistar metas e objetivos nos próximos anos, fale com o Grupo Capital e conheça os planos que melhor se encaixam no seu perfil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *