Simulador de consórcio: Saiba como fazer a cotação do produto!

O simulador de consórcio é uma ótima ferramenta para quem está planejando adquirir um bem ou serviço através desta modalidade de créditos.

Por meio dele, é possível ter acesso aos planos e condições oferecidos por uma determinada instituição. 

Isso permite que o interessado possa se planejar melhor e analisar todas as opções disponíveis.

Agora, se você deseja saber como fazer uma simulação de consórcio, continue lendo este artigo que o Grupo Capital preparou para você.

O que é o simulador de consórcio?

O simulador de consórcios é uma ferramenta online que fornece informações detalhadas sobre os diversos planos disponíveis de acordo com o valor desejado.

Com ele, a pessoa interessada consegue analisar previamente o valor da parcela e das taxas específicas. 

Através delas, é possível que você consiga se organizar financeiramente e possa escolher o tipo de produto que melhor se encaixe dentro dos seus objetivos e do orçamento estipulado. 

O que o cálculo de um simulador de consórcios costuma considerar?

Durante a simulação deste produto de crédito, o interessado tem acesso a diversos planos, bem como o valor das parcelas. 

Algumas taxas ou cobranças incidem sobre a mensalidade. Veja a seguir:

1. Taxa de Administração no simulador de consórcio

Essa taxa é um valor pago à administradora para que ela forme e gerencie o grupo de consorciados, ou seja, para garantir que todos os participantes tenham acesso aos bens contratados.

Ela tem um valor fixo, que é predeterminado previamente no contrato. Contudo, essa quantia é dividida pela quantidade de parcelas mensais.

2. Fundo Comum

Todo simulador de consórcio considera o fundo comum em seus dados, afinal, ele nada mais é que o valor que todo consorciado paga para formar a “poupança” destinada para a aquisição do bem.

O valor das parcelas depende de diversos fatores, como o período de vigência do grupo, valores das taxas, quantidade de participantes, entre outros.

Por isso, analisar essa informação é fundamental quando se está cotando um consórcio.

3. Seguro

A administradora do grupo pode apresentar o valor do seguro no momento da simulação, apesar dele ser opcional.

O participante que optar por este serviço, tem garantido cobertura no valor do crédito mais as taxas administrativas em casos de sinistros previstos no contrato, como morte do titular ou acidentes com invalidez permanente.

4. Fundo de reserva

Previsto na Lei 11.795/08 (Lei dos Consórcios), o fundo de reserva funciona como uma espécie de fundo de proteção ao grupo.

Ele serve para cobrir os gastos e garantir a aquisição do bem mesmo quando os recursos no fundo comum são insuficientes ou exista inadimplência.

Do mesmo modo, esse fundo pode ser usado para pagar despesas e custos quando existem processos judiciais que visam o pagamento do crédito ao grupo.

Entretanto, a cobrança do fundo de reserva é facultativa. 

Antes de formar um grupo de consórcio, a administradora irá avaliar e definir se ela existirá ou não.

5. Lance do consórcio

Apesar do sorteio ser a essência do consórcio, os participantes do grupo têm a opção de apresentar lances e assim adquirir o bem contratado sem precisar contar com a sorte.

Os lances fixos geralmente são de 25%, 30% ou 50% do valor da carta de crédito e constam no contrato do plano escolhido.

Por isso, esse valor pode ser considerado e apresentado no simulador do consórcio.

Por que você deve utilizar um simulador de consórcio?

O simulador de consórcio é uma ferramenta essencial para quem está interessado em adquirir um bem ou serviço por meio desta modalidade.

Através dele, é possível analisar com calma todos os planos e condições de pagamento, bem como se organizar financeiramente.

Além disso, o interessado tem a comodidade de fazer isso em casa, no tempo livre, sem precisar ir até uma administradora ou passar horas em uma ligação.

Planejamento financeiro

O consórcio é uma modalidade de crédito de médio e longo prazo.

Portanto, é preciso organizar e estudar suas finanças para saber se será possível arcar com as parcelas durante todo o seu período de vigência.

Dessa forma, o simulador de consórcio fornece informações precisas para quem deseja adquirir um bem, seja imóvel ou automóvel.

A partir de dados como valor de parcelas, quantidade e taxas, é possível analisar como esse produto impactará nas despesas familiares.

Por isso, antes de fechar o contrato, coloque todas as suas despesas e renda no papel. Se você usar um planejamento financeiro online, melhor ainda.

Melhores condições de pagamento através do simulador de consórcio

Com o simulador de consórcio, o interessado tem acesso a todos os planos e condições disponíveis para aquele valor que ele deseja. 

Além disso, poderá analisá-las com calma e quantas vezes for preciso.

Isso possibilita que ele escolha a que melhor se adequa não só às suas necessidades, mas também ao seu bolso.

Alternativas disponíveis no mercado

A ferramenta é uma ótima forma de avaliar se o consórcio é a melhor opção para adquirir um bem, principalmente para quem está indeciso.

Com ela, o interessado consegue ter acesso a todas as alternativas disponíveis neste mercado e ponderar cada uma delas.

Por isso, através do simulador de consórcio, é possível conhecer quais são as taxas de administração, fundo comum, de reserva e seguro de cada proposta.

Vale a pena contar com um simulador de consórcio?

O consórcio consiste na melhor opção para adquirir um lançamento automotivo 2021 ou realizar o sonho da casa própria, pois é livre de taxas de juros e bastante flexível.

Logo, quem decide por essa modalidade pode cotar o produto e as melhores condições de pagamento através de um simulador.

Essa ferramenta fornece dados e diversas alternativas disponíveis no mercado, para que o cliente possa escolher aquela que mais atenda suas necessidades.

Agora, se você está interessado em adquirir um consórcio, pode usar o nosso simulador para ter acesso aos planos que mais tem afinidade com os seus objetivos.

Para usá-lo, basta colocar seu nome, email, telefone, cpf e informar qual tipo de produto busca, se é imóvel ou veículo, bem como o valor que precisa. 

Você então receberá todas as informações sobre os planos do Grupo Capital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *